O cartão cidadão é um recurso desenvolvido pelo Governo Federal junto a Caixa Econômica Federal para proporcionar o fácil acesso a  alguns benefícios. Este recurso é muito importante e pode simplificar a vida do beneficiário Mas o que acontece em caso de perda do cartão? Se isso ocorreu a você, leia o texto a seguir e saiba qual procedimento tomar.

Como funciona o cartão cidadão?

O cartão cidadão é um recurso que propõe facilidade e segurança para quem precisa dele. Geralmente, o cartão é utilizado para lidar com direitos trabalhistas como o seguro desemprego, o FGTS, o PIS 2019entre outros.

Vale lembrar que o cartão também pode ser utilizado no caso do recebimento da Bolsa Família, programa de transferência de renda que auxilia famílias em situação de pobreza.

O cartão permite que todos estes benefícios sejam acessados no mesmo lugar e que você tenha fácil saque, extrato, entre outros. Esta facilidade pode ser solicitada por quem tem valores como os mencionados a receber.

Quais os benefícios do cartão cidadão?

Como você já deve ter percebido, o maior intuito do carão cidadão é facilitar o acesso a alguns benefícios trabalhistas e programas sociais. Este instrumento é de uso individual, ou seja, só a pessoa que solicitou e colocou seu nome no cartão pode acessar.

Este cartão evita filas nas agências bancárias, pois permite que você receba os seus direitos de forma simples através do recurso. Então, se você já verificou a tabela do PIS 2019e está ciente que vai receber o seu abono salarial, basta ficar atento aos lotes de pagamento e sacar em qualquer caixa eletrônico.

Quem já sabe do valor do PIS, do seguro desemprego, do Bolsa Família ou do FGTS, pode fazer o saque e emitir extrato com o cartão cidadão. Basta ficar atento às datas e realizar o saque!

Como tirar a segunda via do cartão?

Se você perdeu ou danificou o seu cartão cidadão e precisa fazer a sua segunda via, não se preocupe! Você pode fazer o procedimento por telefone, por exemplo.

Você solicita pelo telefone e pode emitir a segunda via direto em uma agência da Caixa Econômica Federal. Tenha em mãos a sua carteira de identidade ou carteira de motorista, CPF e carteira de trabalho.

O novo cartão irá levar cerca de quinze dias para ser emitido e enviado para a sua residência. Você deve informar corretamente os dados do seu endereço para que o seu novo cartão cidadão seja enviado.